quarta-feira, 30 de julho de 2008

A Capela do Senhor do Lombo


Podemos encontrar esta pequena Capela, na parte alta da Vila da Pampilhosa, entre a escola do 1ºciclo e o salão da Filarmónica Pampilhosense.
Em tempos serviu de Capela Mortuária e presentemente é aberta no dia de Ramos, local onde se iniciam os festejos pascais.
“A Capela do Senhor do Lombo, ou do Senhor dos Aflitos, situava-se outrora num local diferente, não longe do actual, – ficando precisamente onde passa a estrada – entre o velho Freixo e o coreto da Filarmónica, na parte alta da Pampilhosa. Fechava assim um pequeno largo: - o Largo do Freixo.
Quando em 1900 foi aberta a estrada, que passou a dar ligação à Estação do Caminho de Ferro e ao novo bairro do Entroncamento, – a capela foi demolida para dar lugar a essa estrada e, transferida para o local onde actualmente está.
É uma construção simples, com porta rectangular, encimada por um óculo em losango formando recortes e vidraça em cruz, de vidro azul e branco. Termina ao alto com uma cruz simples de braços arredondados.
Esta capela tem um só altar principal – do padroeiro - o Senhor dos Aflitos. É uma antiga imagem em pedra, de Cristo crucificado, do séc. XVI.
O nome de Senhor do Lombo, porque é conhecida a Capela, provém do sítio onde foi construída e que abrange todos os terrenos da encosta, que sobe das Valadas até ao Freixo.”
Adaptado de um artigo de Maria das dores de Sousa Christina “Pampilhosa, uma terra e um povo” Revista nº 11-GEDEPA

2 comentários:

Sónia Almeida disse...

Ainda não sei quem foi o pampilho ou pampilha que teve esta brilhante ideia mas felicite-o(a) desde já.

Desconfio quem seja mas vou esperar para ver.

E Viva a Pampilhosa Linda!!

Sónia Almeida disse...

felicito-o(a)